quinta-feira, 12 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEITUAÇÃO


Através dos assuntos abordados anteriormente a este, sobre a formação de ciclos e atividades extraclasses, citei tópicos importantes do processo de avaliação da aprendizagem.
Ministrei cursos para professores e especialistas da educação do ensino básico, sobre diversos temas pedagógicos, entre eles a “Avaliação da Aprendizagem. Ao final de cada encontro, levantava, com o grupo, os aspectos principais da matéria tratada, fazendo, com ele, uma síntese dos assuntos do dia.
No término do curso “Avaliação da Aprendizagem”, reuni as conclusões, ordenei-as, coloquei-as, didaticamente, em forma de versos, uma maneira de apresentar o tema em formato prazeroso e que foi acolhido com muito agrado pelos participantes. Enfoquei os aspectos importantes do processo de “Avaliação da Aprendizagem”, subdividindo-os em quatro itens: Conceituação, Aspectos do Desenvolvimento, Momentos da Avaliação e Medidas Educativas. Inicio com o primeiro item, Conceituação.

C O N C E I T U A Ç Ã O

Há um tópico que me comove,
Tem o peso da argila, do barro,
É a estrutura que remove,
Conduz o ensino de modo claro.

É a avaliação da aprendizagem,
Uma teoria muito cortejada,
Rica em conceito e humana abordagem,
Mas, sofrivelmente realizada!

“Hoje sou centro de sua atenção,
Digo-me injustiçada, aleijada,
Clamo-lhe à reta compreensão,
Para não continuar desvirtuada.

Põem-me roupagem autoritária,
Colocam-me rédeas de feitor,
Usam-me em medida arbitrária,
Postulado de mau promotor.

Sou aversa a essas insígnias,
Em vez de temor, quero harmonia,
Medo, pavor, são como ignomínias,
Crescer é minha filosofia.

Sou um rico processo contínuo,
Não só um ponto determinado,
No estímulo, tenho ato profícuo,
Deixo o aluno entusiasmado.

Promover o sucesso é meu lema,
Fazer o ser se desenvolver,
Se ver, conhecer-se a si mesmo,
São fins que não posso suspender.

Sou processo de investigação,
Currículo ajustado ao momento,
Mais formação que mensuração,
Com o sociocultural no implemento.

Entram em jogo, neste processo,
Aquele que ensina e o que aprende,
Conjunto de relações impresso,
Onde a família, também, se empreende.

Ao elaborar seu planejamento,
Não pense apenas no aluno médio,
Expanda a visão, o sentimento,
A escola pro fraco é seu remédio.

Mantenha expectativa melhor,
Em relação ao aluno pobre,
Que alcançará resultado maior,
Se o mestre de esperança lhe cobre.

Um programa refletindo a escola,
Com objetivo em adequação,
O aluno aprende, entusiasmo rola,
Na auto-estima verá premiação.

Programa de avaliação montado,
Por professores da mesma escola,
Caixa de texto: Clique para voltar ao sumárioEm entendimento unificado,
Ganha consistência, não atola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário