Através
dos assuntos abordados anteriormente a este, sobre a formação de ciclos e
atividades extraclasses, citei tópicos importantes do processo de avaliação da
aprendizagem.
Ministrei
cursos para professores e especialistas da educação do ensino básico, sobre
diversos temas pedagógicos, entre eles a “Avaliação da Aprendizagem. Ao final
de cada encontro, levantava, com o grupo, os aspectos principais da matéria
tratada, fazendo, com ele, uma síntese dos assuntos do dia.
No
término do curso “Avaliação da Aprendizagem”, reuni as conclusões, ordenei-as,
coloquei-as, didaticamente, em forma de versos, uma maneira de apresentar o
tema em formato prazeroso e que foi acolhido com muito agrado pelos
participantes. Enfoquei os aspectos importantes do processo de “Avaliação da
Aprendizagem”, subdividindo-os em quatro itens: Conceituação, Aspectos do Desenvolvimento, Momentos da Avaliação e Medidas Educativas. Inicio com o
primeiro item, Conceituação.
C O N C E I T U A Ç Ã O
Há um
tópico que me comove,
Tem o peso
da argila, do barro,
É a
estrutura que remove,
Conduz o
ensino de modo claro.
É a
avaliação da aprendizagem,
Uma teoria
muito cortejada,
Rica em
conceito e humana abordagem,
Mas,
sofrivelmente realizada!
“Hoje sou
centro de sua atenção,
Digo-me
injustiçada, aleijada,
Clamo-lhe
à reta compreensão,
Para não
continuar desvirtuada.
Põem-me
roupagem autoritária,
Colocam-me
rédeas de feitor,
Usam-me em
medida arbitrária,
Postulado
de mau promotor.
Sou aversa
a essas insígnias,
Em vez de
temor, quero harmonia,
Medo,
pavor, são como ignomínias,
Crescer é
minha filosofia.
Sou um
rico processo contínuo,
Não só um
ponto determinado,
No
estímulo, tenho ato profícuo,
Deixo o
aluno entusiasmado.
Promover o
sucesso é meu lema,
Fazer o
ser se desenvolver,
Se ver,
conhecer-se a si mesmo,
São fins
que não posso suspender.
Sou
processo de investigação,
Currículo
ajustado ao momento,
Mais
formação que mensuração,
Com o
sociocultural no implemento.
Entram em
jogo, neste processo,
Aquele que
ensina e o que aprende,
Conjunto
de relações impresso,
Onde a
família, também, se empreende.
Ao
elaborar seu planejamento,
Não pense
apenas no aluno médio,
Expanda a
visão, o sentimento,
A escola
pro fraco é seu remédio.
Mantenha
expectativa melhor,
Em relação
ao aluno pobre,
Que
alcançará resultado maior,
Se o
mestre de esperança lhe cobre.
Um
programa refletindo a escola,
Com
objetivo em adequação,
O aluno
aprende, entusiasmo rola,
Na
auto-estima verá premiação.
Programa
de avaliação montado,
Por
professores da mesma escola,
Ganha
consistência, não atola.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário