quinta-feira, 12 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: MOMENTOS DA AVALIAÇÃO


No item anterior, constatamos que aspectos amplos do desenvolvimento do aluno devem ser avaliados. O professor busca informações para obter a compreensão do comportamento demonstrado pelo aluno. Essas informações, para efeito de organização, foram classificadas em três aspectos: físico e motor, social e afetivo e intelectual.
Para se avaliar hábitos de trabalho, responsabilidade, participação, relacionamento com colegas etc., deve-se levar em conta que as provas onde o aluno utiliza lápis e papel não são suficientes para dar informações sobre os aspectos do desenvolvimento considerados. Para saber se estes comportamentos ocorrem ou não, é necessário observar e estudar o comportamento dos alunos, como eles reagem em matemática, português, artes etc.
Conforme frisei em outro tópico, o professor deve avaliar como um educador, não como um comunicador de informação, deve interessar-se pelos alunos enquanto pessoas, valorizar suas atitudes e responsabilidades. Ao levantar os objetivos dos Planos de Ensino, deve assinalar os essenciais e dar conhecimento aos alunos. Deve colocar os padrões de rendimento aceitável,  tomando por base os objetivos essenciais, em todas as atividades que serão avaliadas.
Depois de se ter decidido o que avaliar, uma outra questão surge: quando deve ser feita a avaliação?

MOMENTOS  DA  AVALIAÇÃO

                              
“Tenho a cada momento uma ação,
Antes de uma seqüência de ensino,
A diagnóstica faz sua função,
Evita trabalho sem destino.

Diagnostique o nível do aprendiz,
Planeje de acordo à realidade,
O aluno aprende e avança feliz,
Visto no potencial, na irmandade.

Antes do programa, dê pré-teste,
Para auscultar possibilidade,
No final, aplique o pós-teste,
No confronto, a confiabilidade.

Durante o processo-aprendizagem,
Corrigindo o desvio quando ocorre,
A formativa traz sua mensagem,
E o estudo paralelo socorre.

Avaliação de acompanhamento
Não visa promover, nem reter,
Aspectos do desenvolvimento
São objetivos a recorrer.

É pro mestre valioso recurso,
De identificação de fatores,
Que ajudam ou esbarram o percurso,
E a adequação dos fios condutores.

Tem sutil função controladora,
Recupera o ensino regular,
Tem finalidade formadora,
Escolaridade salutar.

Recuperar a avaliação,
Nas ações formativo-diagnósticas,
É da escola séria atribuição,
Para alçar vôo, veias humanísticas.

No final da seqüência de ensino,
Pra promover e classificar,
A somativa indica o caminho,
Que o intelecto deve conquistar.

Aqui os desempenhos cognitivos,
Pelos objetivos essenciais,
Em avaliações cumulativas,
     Ditam os resultados finais.

Não cobre apenas uma só vez,
Pratique revisões espaçadas;
Conduza o educando à solidez,
Testando atuações reiteradas.

Usando bom senso e equilíbrio,
Desprezando padrão absoluto,
Caixa de texto: Clique para voltar ao sumárioQualquer método, em bom princípio,
Desempenha um papel enxuto.”                             

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