quinta-feira, 12 de julho de 2012

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: MEDIDAS EDUCATIVAS


Com este tópico, finalizamos os aspectos relevantes da avaliação da aprendizagem. Iniciamos com “Conceituação”, passamos para “Aspectos do Desenvolvimento”, “Momentos da Avaliação” e terminaremos com “Medidas Educativas”.
Em Momentos da Avaliação, ressaltamos a importância das avaliações: diagnóstica e formativa. A somativa será apenas o resultado das duas primeiras.
Que técnicas podem ser usadas para avaliar? No passado, os professores julgavam o desempenho do aluno em função do que eles próprios sabiam e acreditavam ter transmitido. As notas eram dadas na proporção dos acertos e dos erros. Era o chamado método autocrático da avaliação, centrada no professor, que dava ao mestre a capacidade de arbítrio.
Hoje, reage-se aos métodos apriorísticos de avaliação, principalmente por sua subjetividade. Fala-se em componentes da avaliação, como: a norma, o potencial e o critério, que se reverterão em maior relevância conforme as circunstâncias. Contudo, não importa o processo que se use, se uma avaliação for criteriosa, bem dosada, poderá ser justa e trazer bons resultados.
Necessário se faz levar em conta os fatores sociais do aproveitamento escolar, por isso os objetivos e os padrões de rendimento devem ser levantados de acordo com a realidade da classe. Compreende-se que um desempenho pode não ser de alto nível, mas aceitável em face das circunstâncias. O professor precisa ter a sensibilidade de perceber as raízes sociais do fracasso escolar, considerar que a avaliação não é um fim em si mesma.

    MEDIDAS  EDUCATIVAS



                        “As medidas se apoiam num tripé:                                                    Potencial, normativo, critério,                                                            Centrada em professor não dá fé,                                                      Sustenta-se no poder de arbítrio.
                       
                        A norma, o critério e o potencial,                                                       São componentes da avaliação,                                                           Somente o fator circunstancial                                                          Dirá qual entrará em ação.         
                                  
                        Norma é posição dentro do grupo,                            
                        Centrada em professor é autocrática,             
                        Critério e Potencial são do tipo                                 
                        Que age de maneira democrática.                             

                        Grau de desempenho pré-fixado                                
                        Denota avaliação por critério,                                                            Tem estudo personalizado,                                                                Molda-se aos testes de domínio.                               

                        Domínio implica em exclusão mútua:            
                        Ou o aluno dominou o objetivo,                    
                        Ou ficou aquém e não continua;                                
                        Volta ao programa, repetitivo.                       

                        Distinguem-se entre os objetivos                              
                        Aqueles do mínimo essencial,                                  
Medido em avanços relativos,
A que cada um faz no individual.

O outro objetivo distinguido
O máximo desenvolvimento,
Encontra intento perseguido,
Comparando o grupo no evento

Na avaliação baseada em critério,
Aptidão, ritmo e potencial,
Observados em trabalho sério,
Fazem crescer conforme o pessoal.



Ao considerar o potencial,
Ao se achegar ao nível do aluno,
Virtualidades fluem natural,
E o educando não perde o ano.

Para avaliações construtivistas,
Estrutura e funcionamento,
Indissociáveis características,
Assinalam o aproveitamento.

Realce é dado à auto-avaliação,
Um comportamento aprendido,
Pessoa responsável por sua ação,
Um ser crítico, conscientizado.

As medidas educacionais
Não se excluem, antes se completam,
Caixa de texto: Clique para voltar ao sumárioSeus valores são proporcionais,
Circunstancialmente se revezam.”

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