Com este tópico, finalizamos os aspectos relevantes da
avaliação da aprendizagem. Iniciamos com “Conceituação”,
passamos para “Aspectos do
Desenvolvimento”, “Momentos da
Avaliação” e terminaremos com “Medidas
Educativas”.
Em
Momentos da Avaliação, ressaltamos a importância das avaliações: diagnóstica e
formativa. A somativa será apenas o resultado das duas primeiras.
Que técnicas podem ser usadas para avaliar? No passado, os
professores julgavam o desempenho do aluno em função do que eles próprios
sabiam e acreditavam ter transmitido. As notas eram dadas na proporção dos
acertos e dos erros. Era o chamado método autocrático da avaliação, centrada no
professor, que dava ao mestre a capacidade de arbítrio.
Hoje, reage-se aos métodos apriorísticos de avaliação,
principalmente por sua subjetividade. Fala-se em componentes da avaliação,
como: a norma, o potencial e o critério, que se reverterão em maior relevância
conforme as circunstâncias. Contudo, não importa o processo que se use, se uma
avaliação for criteriosa, bem dosada, poderá ser justa e trazer bons
resultados.
Necessário se faz levar em conta os fatores
sociais do aproveitamento escolar, por isso os objetivos e os padrões de
rendimento devem ser levantados de acordo com a realidade da classe.
Compreende-se que um desempenho pode não ser de alto nível, mas aceitável em
face das circunstâncias. O professor precisa ter a sensibilidade de perceber as
raízes sociais do fracasso escolar, considerar que a avaliação não é um fim em
si mesma.
MEDIDAS EDUCATIVAS
“As medidas se apoiam num tripé: Potencial,
normativo, critério, Centrada
em professor não dá fé, Sustenta-se
no poder de arbítrio.
A norma, o critério
e o potencial, São
componentes da avaliação, Somente
o fator circunstancial Dirá
qual entrará em ação.
Norma é posição dentro
do grupo,
Centrada em professor é
autocrática,
Critério e Potencial são
do tipo
Que age de maneira
democrática.
Grau de desempenho
pré-fixado
Denota avaliação por
critério, Tem
estudo personalizado, Molda-se
aos testes de domínio.
Domínio implica em
exclusão mútua:
Ou o aluno dominou o
objetivo,
Ou ficou aquém e não
continua;
Volta ao programa,
repetitivo.
Distinguem-se entre os
objetivos
Aqueles do mínimo
essencial,
Medido
em avanços relativos,
A
que cada um faz no individual.
O
outro objetivo distinguido
O
máximo desenvolvimento,
Encontra
intento perseguido,
Comparando
o grupo no evento
Na
avaliação baseada em critério,
Aptidão,
ritmo e potencial,
Observados
em trabalho sério,
Fazem
crescer conforme o pessoal.
Ao
considerar o potencial,
Ao
se achegar ao nível do aluno,
Virtualidades
fluem natural,
E
o educando não perde o ano.
Para
avaliações construtivistas,
Estrutura
e funcionamento,
Indissociáveis
características,
Assinalam
o aproveitamento.
Realce
é dado à auto-avaliação,
Um
comportamento aprendido,
Pessoa
responsável por sua ação,
Um
ser crítico, conscientizado.
As
medidas educacionais
Não
se excluem, antes se completam,
Circunstancialmente se revezam.”
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